quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Assembleia da CNBB Regional Norte 1 - Amazonas e Roraima faz reflexões sobre Comunidades e Cristãos Leigos


Na noite do dia 15 de setembro, iniciou em Manaus a 42ª Assembleia da CNBB – Regional Norte 1 (Amazonas e Roraima), que reuniu bispos, coordenadores de pastoral de cada diocese/prelazia; os responsáveis pelas pastorais específicas, serviços e organismos organizados em âmbito regional; representantes da vida religiosa, coordenadores regionais e leigos, para refletir o tema central do encontro “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. A conversão pastoral da Paróquia” e outros pontos tais como:  Cristãos leigos e Leigas (Doc. Estudos 107 - CNBB); Juventude: Assessoria e Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, que acontecerá em Manaus no mês de janeiro/2015; Campanha da Fraternidade 2015 e 13º Inter Eclesial das CEBs.  






Dom Sérgio Castriani (Arcebispo de Manaus) e Pe. Zenildo Lima (Sec. Executivo da CNBB - Norte I)
Na abertura, o Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani deu início ao encontro com as boas-vindas e o destaque sobre a importância da realização destas assembleias que significam momentos de comunhão da Igreja. Também enfatizou a relevância dos temas tratados durante o encontro, principalmente as reflexões sobre os cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade (Documento n.107 da CNBB), pois considera esta atuação importante por alavancar a Igreja. O Secretário Executivo da CNBB Regional Norte 1, Pe. Zenildo da Silva, apresentou a pauta do encontro e a programação das atividades e encerrou a noite com a leitura do Relatório/Partilha da Presidência da Regional Norte 1.



Dom Edson Damian, Bispo Diocesano de São Gabriel da Cachoeira



No primeiro dia dos trabalhos desta assembleia (16/9), ocorreu uma partilha das atividades relevantes e conquistas ocorridas em 2013/2014 nas Igrejas locais, das Prelazias e Dioceses do Amazonas e Roraima, especificamente dos municípios de Coari, Alto Solimões, Borba, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Tefé, Manaus, Itacoatiara e Roraima. 


Dom Mário Antônio da Silva, Bispo Auxiliar de Manaus e Vice-Presidente da CNBB Norte I, falando para Assesmbleia



Em seguida discutiu-se o tema central que é “Comunidade de Comunidades” com base no documento 100 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, que propõe reflexão e ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia, visando contribuir para dinamizar a vida de comunidade, estimulando a vivência do evangelho e o anúncio do Reino de Deus. 

Vida Religiosa Consagrada presente na 42ª Assembleia da CNBB Regional Norte I


Este busca iluminar o ser Igreja, ser comunidade dos que vivem de Cristo Jesus, iluminados e guiados pelo Espírito Santo Apresenta propostas práticas para conversão da paróquia, ou seja, as proposições pastorais. São pistas de ações que tratam da acolhida e vida fraterna, iniciação à vida cristã, leitura orante da palavra, liturgia e espiritualidade; incluindo o funcionamento da paróquia, seus conselhos, organização e manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário